VEREADOR ALMIRANDO DENUNCIA QUE ESTÃO JOGANDO LIXO HOSPITALAR NO LIXÃO CÉU ABERTO DE PLANALTINA GOIÁS.

O vereador Almirando  (PROS) tem demonstrado uma grande preocupação com a situação que se encontra o lixão, antigo aterro sanitário de Planaltina Goiás. Segundo o vereador houve uma determinação da política nacional de resíduos sólidos (lei 12.305/10) onde as cidades rasileiras  teriam que acabar com seus lixões até agosto de 2010, os municípios  que não acabassem com seus lixões a céu aberto iriam responder por crime ambiental as multas na época eram previstas em 50 milhões. O vereador lembrou que em 2009 começou a se discutir a implantação de um complexo industrial de resíduos sólido, na época o secretário do meio ambiente era o senhor João Ludugero o qual realizou várias reuniões  com o conselho estadual do meio ambiente, a RIDE, foi discutida a possibilidade de um consórcio onde facilitaria a implantação de uma usina. O vereador Almirando lembra que no dia 12 de março de 2012 foi realizada a primeira audiência pública e em seguida foi lançado o edital, logo foi realizada a licitação a empresa vencedora foi a Hannover. Na época quem visitava o aterro sanitário não acreditava que toda aquela estrutura era um lixão que exalava mau cheiro e colocava em risco a vida de catadores de matérias recicláveis, o que se via era um campo limpo sem lixo e a ausência de vários pais de famílias que no passado estavam se expondo a doenças transmissíveis. Planaltina Goiás foi uma das poucas cidades brasileiras que conseguiu acabar com o lixão como determina a lei. Almirando comenta: “A minha indignação é saber que hoje quem passa no antigo aterro sanitário encontra toda uma estrutura que foi investida milhões de reais por uma empresa que quis se estabelecer na cidade, tudo abandonado, arracões,  escritórios, caminhões, todo um espaço destinado a famílias trabalharem com segurança e tirar o sustento para suas casas. Pasmem!!!já estão depositando lixo a céu aberto novamente, causando transtornos aos moradores da região. Isso caracteriza falta de administração tanto da antiga  como da atual gestão.” O vereador fez uma denuncia de que estão jogando lixo hospitalar a céu aberto desde a época do prefeito Davi e agora o mesmo mau comportamento com o atual prefeito Reis,  shopping´s de Brasília estão trazendo também seus lixos e depositando aqui na cidade e não pagam nada.  Almirando explicou que o lixão não é um problema para o município é uma solução, só para se ter uma ideia o antigo aterro sanitário poderia gerar energia com qualidade, e a cidade poderá ter uma renda mensal de aproximadamente 200 mil reais, lixo hoje é dinheiro e geração de empregos na época mais de cinquenta famílias estavam vivendo do trabalho do aterro, mas hoje a realidade é outra, famílias estão disputando espaço com urubus, mosquitos, moscas., baratas, sem nenhuma estrutura para catar os materiais recicláveis. Almirando informou que além de fiscalizar já protocolou  várias denuncias ao Ministério Público que tomará as devidas providências.