APL DA MANDIOCULTURA DA RIDE E NORDESTE GOIANO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PLANALTINA GOIÁS.

Aconteceu dia 20 de março de 2019 no plenário da Câmara Municipal de Planaltina Goiás uma Audiência Pública com os agricultores da região. O objetivo foi discutir e reivindicar a Reestruturação da Secretaria Municipal de Agricultura, a reimplantação do CMDRS, a Implantação do Serviço de inspeção Municipal o “SIM” e  a Implantação do Serviço de Inspeção de Produtos Artesanais  que é o selo “ARTE  Na fala de todos os agricultores o assunto principal foi o desejo de sair da clandestinidade e trabalhar dentro da legalidade com a aquisição do SIM e do selo ARTE e a criação em regime de urgência da Secretaria Municipal de Agricultura. Na realidade o produtor está produzindo em grande escala e com qualidade, porém se trabalha sem a inserção dos órgãos de controle, portanto não conseguem colocar seus produtos no mercado. Foram expostos em uma mesa, uma variedade de produtos produzidos em nossa região. O prefeito Eles Reis agradeceu a presença de todos e falou da importância da união do Executivo e Legislativo e que tudo tem seu tempo determinado, seu objetivo é realizar o sonho de todos os agricultores, para isso o prefeito pediu aos agricultores que indiquem o nome da pessoa que eles acham qualificado e eficiente que ele fará a nomeação no início do mês, o prefeito informou a todos que já tem um veículo à disposição da Secretaria Municipal de Agricultura o que vai facilitar e muito o trabalho do futuro secretário. O presidente do Legislativo, o vereador Carlos Lopes Ribeiro, enalteceu o trabalho e o empenho dos dezessete vereadores em prol dos agricultores, falou da importância da aquisição dos selos, da criação da Secretaria Municipal de Agricultura e colocou à disposição de todos os trabalhos do Legislativo. O presidente falou que Planaltina Goiás tem todo o potencial necessário para avançar na agricultura, mas precisa de todo apoio do executivo, dos parceiros como Embrapa, Emater, Banco do Brasil, Conab, pro´-rural, são órgãos importantes e estratégicos para o Desenvolvimento de nossa agricultura apoiando inúmeros projetos de nossos agricultores. O vereador Carlos Lopes Ribeiro encerrou sua fala lembrando que a Agricultura no Brasil é uma das principais bases da economia do País. Além dos agricultores de várias regiões se fizeram presentes neste evento o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Planaltina Goiás, o vereador Carlos Lopes Ribeiro, além dos vereadores presentes Nando do pros, Almério Barros, Zé Luís, das Chagas, Genival Fagundes, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Adriana Lopes da Cunha, Gerente do Banco do Brasil agência Planaltina Goiás Raimundo Osvaldo, Coordenador Regional da Emater-GO, Região Planalto Alexandre Santiago, Casa de Farinha, Instituto Transformar Jesiel Campos e Reginaldo Oliveira, Representando a Embrapa Dra. Ana Maria, Superintendente Regional  da Conab /Brasília-RIDE Rafael Bueno, Deputado Estadual(PATRIOTA) Wagner Neto, assessor do Deputado Federal Rubens Otoni(PT) Antônio Cleber, Prefeito Municipal de Planaltina Goiás Eles Reis De Freitas. Na audiência pública tivemos vários depoimentos dos agricultores representantes dos seguintes seguimentos Mandioca e derivados dona Maria do Socorro e o senhor Joselito, Defumados e Embutidos Vicente e Danrley, Fruticultura/polpas Lucília e Alessandra, Rapadura, Açúcar Mascavo e afins Raimundo Cruz e Enézio Nunes, Psicultura Paulo Galvão, Derivados de Leite Janete, Abate de Bovinos Dirceu, Cooperativa pró- rural  Jairison, Presidente da APL da Mandiocultura da RIDE e Nordeste Goiano José Maria e Presidente da CDL Cassiano.